Foto: Reprodução Youtube
Considerando a ocorrência de casos de sarampo no Brasil e a baixa cobertura vacinal para a poliomielite, uma campanha de vacinação contra as duas doenças será realizada em todo o país a partir da próxima segunda-feira, dia 6, estendendo-se até 31 de agosto. A campanha, que tem como madrinha a Xuxa, foi lançada ontem pelo Ministério da Saúde.
Em Santa Maria, o Setor de Vigilância Epidemiológica da prefeitura trabalha na coordenação da campanha em nível local, organizando a imunização nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Estratégias Saúde da Família (ESFs) e nos distritos do município.
Programação da Semana da Amamentação vai reforçar a importância do aleitamento para mães e filhos
O público-alvo da campanha são crianças com idade entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias. É fundamental que todas as crianças compareçam aos postos de saúde, para que seja avaliada a situação vacinal e para que receba uma dose adicional, se for necessário.
Conforme a enfermeira Andréa Lenz, responsável pelo Setor de Imunizações da prefeitura, a estimativa é que 12.556 crianças sejam vacinadas em Santa Maria, e a meta é atingir, pelo menos, 95% desse número.
_ O método mais eficaz de prevenção de doenças graves, como o sarampo e a poliomielite, é a vacinação das pessoas. Além da proteção individual, ao atingir altas coberturas vacinais (acima de 95%), ocorre a chamada imunidade de rebanho, que diminui a probabilidade de a população adquirir a doença mesmo com ocorrência de casos importados _ explica Andréa.
Equipamentos novos começam a chegar nesta semana ao Hospital Regional de Santa Maria
Além de abrir as salas de vacinas diariamente para a vacinação, no dia 18 de agosto, um sábado, será o "Dia D" da imunização, quando as unidades de saúde da cidade abrirão para atender à demanda de pessoas que não conseguem receber a vacina durante a semana.
A prefeitura já organizou o cronograma de vacinação nos distritos da cidade. No interior, a aplicação das doses terá início na terça-feira, dia 7 de agosto, no distrito do Passo do Verde. Com relação às salas de vacina das UBSs e ESFs, o Executivo ainda trabalha no ajuste dos horários de cada local.
*Com informações da Superintendência de Comunicação da prefeitura de Santa Maria